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paula souza

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2008
2° SEMESTRE  –  ENSINO TÉCNICO
     

Retângulo de cantos arredondados: ETE FERNANDO PRESTESRetângulo de cantos arredondados: Município: IperóRetângulo de cantos arredondados: Código:Retângulo de cantos arredondados: Área Profissional: Gestãofgfg 

 

fg 

 



II – Competências, habilidades e bases tecnológicas do componente curricular

Competências

Habilidades

Bases Tecnológicas

  • Interpretar fundamentos e objetivos do processo de pesquisa.
  • Identificar fontes para pesquisa de tecnologia administrativa, tais como: revistas especializadas, exposições e congressos, publicações de empresas que desenvolvam tecnologias administrativas.
  • Interpretar estudos, relatórios e pesquisas econômicas e de mercado.
  • Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas de mercado e tecnológicas.
  • Avaliar novas tecnologias em relação aquelas que já utilizadas, levando em conta: agilidade do equipamento, diversidade de funções.
  • Pesquisar todos os segmentos de mercado.
  • Levantar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos, custos e demais dados, visando apoiar o processo de estudos mercadológicos e econômicos.
  • Organizar coleta de dados quantitativos  financeiros necessários a elaboração de estudos mercadológicos e econômicos, tais como: volumes físicos, preços, sazonalidade, produtos, áreas de distribuição, canais de distribuição.
  • Organizar informações, comparar dados e estudos com dados reais, preparando base para análise pelas funções especializadas da empresa.
  • Comparar resultado de tempo, qualidade, facilidade operacional e custos entre novas tecnologias e as já utilizadas.
  • Elaborar relatórios sobre os resultados dos testes envolvendo avaliação de novas tecnologias administrativas.
  • Noções dos vários tipos de pesquisa de mercado (conceito, exigências, aplicabilidade, estratégias, ambiente, sociedade e ética).
  • Aplicação aos estudos econômicos e de mercado.
  • Processo de coleta de dados econômicos e de mercado.
  • Sistemas e métodos de organização do estudo e trabalho de pesquisa.
  • Medidas estatísticas de posição e dispersão e suas representações gráficas.
  • Técnicas de pesquisa de mercado.
  • Conceitos de mercado e suas principais variáveis.
  • Sistemas informatizados de processamento de textos, planilhas eletrônicas e banco de dados.

 

 

III – Plano Didático

Habilidade

Base Tecnológica

           
             Procedimento Didático

 

  • Aulas expositivas.
  • Trabalhos em grupo.
  • Estudo de casos.
  • Dinâmicas em grupo.

Cronograma

  • Adquirir conceitos básicos.
  • Noções dos vários tipos de pesquisa de mercado e suas técnicas (conceitos, exigências, aplicabilidade, estratégias, ambiente, sociedade e ética).

Agosto

  • Coletar Informações
  • Processo de coleta de dados econômicos e de mercado

Agosto – Setembro

  • Desenvolver os cálculos.
  • Conceitos aplicados aos estudos econômicos e de mercado.

Setembro – Outubro

  • Manusear Informações – Cálculos.
  • Sistemas e métodos de organização do estudo e trabalho de pesquisa.

Outubro

  • Medidas estatísticas de posição e dispersão e suas representações gráficas.

Outubro

  • Visão sistêmica das informações para elaboração de relatórios.
  • Sistemas informatizados de processamento de textos, planilhas eletrônicas e banco de dados.

Novembro - Dezembro

 

IV – Plano de avaliação de competências

 

Competência

Indicadores de domínio

Instrumento(s) de Avaliação

Critérios de desempenho

Evidências de Desempenho

1 – 3

  • Identificar
  • Interpretação
  • Domínio
  • Apresentação

 

V – Material de apoio didático para aluno (inclusive bibliografia)

 

  • Hague, Paul; Jackson, Peter. Faça sua própria pesquisa de mercado. Tradução Luzia Roxo Pimentel. São Paulo : Nobel, 1997.
  • Rutter, Marina; Abreu, Sertório Augusto de. Pesquisa de Mercado. Série Princípios. São Paulo ; Editora Ática, 2003.
  • Trujillo, Victor. Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2001

 

VI – Estratégias de recuperação para alunos com rendimento insatisfatório

 

  • Apresentação de seminários
  • Realização de trabalhos escritos

 

 

VII – Outras observações/informações

 

  • Palestras a agendar.

IX – Assinatura do Professor

Data

Renê Gallep

29/07/2008

 

X – Parecer do coordenador de área

 

Plano contempla plenamente o conteúdo deste, todas as diretrizes do plano de curso.

 

 

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